sábado, 3 de março de 2018

Um Pequeno Passo Pode Mudar a Sua Vida - Método Kaizen

Todos nós ambicionamos algumas mudanças na nossa vida. Ora pretendemos perder/ganhar peso, praticar exercício físico, combater os nossos medos ou realizar pequenas tarefas que nos dão imenso prazer mas que, por falta de tempo ou disciplina, acabamos por não adotar na nossa rotina. Torna-se difícil, com o passar dos anos, lidar com as mesmas promessas sabendo que não conseguiremos ter a autodisciplina necessária para mantermos a mudança na nossa vida. E se, por um lado, nos sentimos frustrados, por outro sabemos que é quase impossível mudar radicalmente aquilo que nos perturba. 

Não digo que não haja pessoas disciplinadas. Eu até me considero bastante disciplinada para manter mudanças na rotina. Convenço-me sempre de que a pior parte é no início, onde ainda não estamos habituados. Como costumo dizer: estranha, mas entranha. Contudo, nem toda a gente é assim. Eu própria chego por vezes a abrir exceções a certas coisas que, quando dou por mim, já perdi a autodisciplina que tanto me caracteriza em determinadas situações. E é aqui que o Método Kaizen nos ajuda a tornar rotina aquilo que para nós é tão difícil.

O Método Kaizen tem sido um dos métodos mais utilizados pelas empresas nos últimos anos para aumentarem a sua produtividade. Esta filosofia japonesa é bastante conhecida no meio empresarial para tentar impôr processos de melhoria contínua, de modo a eliminar desperdícios, com objetivos claros de longo-prazo. No entanto, o livro Um Pequeno Passo Pode Mudar a Sua Vida, do Dr. Robert Maurer, ensina-nos os segredos desta filosofia para que consigamos impôr nas nossas vidas, com pequenos passos - que por vezes até podem parecer ridículos -, as mudanças que tanto desejamos. E, como o processo é um tanto ou quanto moroso, acabamos por nem nos aperceber de que estamos, efetivamente, a mudar. 

Eu decidi adotar alguns dos conselhos apresentados pelo livro num objetivo que tenho a nível pessoal. Um mês depois, posso-vos dizer que tenho conseguido manter aquilo que pretendia. Não vos digo que o livro nos ensina claramente a tomar decisões e a escolher quais os pequenos passos pelos quais temos que optar; as opções são imensas, de acordo com o propósito, e cada pessoa tem um ritmo próprio. Mas dá-nos imensos exemplos, tanto a nível pessoal como empresarial, que nos ajudam a compreender melhor a mensagem que nos transmite e traçar os nossos próprios limites. Ensina-nos a lidar com medos, e apresenta-nos ainda algumas pequenas ações que podemos tomar para objetivos mais gerais. Se, por exemplo, o nosso objetivo for ter mais horas de sono, podemos começar por nos deitar/levantar um minuto mais cedo/tarde hoje. Acrescentamos um minuto por dia e, no final de algum tempo, conseguiremos dormir, efetivamente, mais tempo. 

As ações, ou os chamados pequenos passos, podem parecer ridículos no início. Mas a pouco e pouco começam a fazer sentido e, assim, evitamos atitudes mais bruscas na nossa vida, com um maior impacto e que, geralmente, são mais difíceis de manter. Aprendi imenso com este livro e tenho a certeza de que as dicas que nos ensina perdurarão até conseguir todos os objetivos que pretendo alcançar. Foi, sem dúvida, uma agradável surpresa.

Fotografia da minha autoria.

1 comentário:

  1. Fiquei mesmo curiosa com este livro. Às vezes só precisamos assim de umas motivações extra para nos dar o empurrão que faltava :)

    ResponderEliminar