sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Sobre a competição

Ser-se competitivo é uma característica inerente à grande parte dos seres humanos. Nós somos, por natureza, competitivos e gostamos de ganhar todos os jogos que participamos, de tirar as melhores notas ou de sermos os melhores em algum desporto. Faz parte. Comparamos a nossa prestação com a prestação dos outros, e tentamos sempre melhorar algum aspeto que nos tenha prejudicado o desempenho. 

De uma forma geral, eu considero que ser competitivo é bom. Faz-nos sempre dar o máximo em todas as situações e faz-nos, de igual modo, evoluir. Contudo, é necessário termos noção de quando parar. É muito fácil ficarmos obcecados com determinado objetivo e fazermos de tudo para o atingir, independentemente das opções que temos que tomar. É demasiado fácil ficarmos cegos pela ambição de sermos sempre os melhores que começamos a desrespeitar quem começa a cruzar-se nesse caminho. E esta é a fronteira que separa a competitividade da competição pura e dura. 

Nos últimos tempos, tenho-me deparado com algumas situações de competição que me têm deixado completamente chocada. Tenho assistido a atitudes que chegam a atingir o ridículo. Tudo para tentarem ser sempre os melhores. Começo a pensar que há pessoas que são capazes de tudo para ultrapassarem os outros. Capazes de os prejudicar sem qualquer tipo de remorsos. E isto assusta-me. Se numa situação académica acontece isto, como serão estas pessoas no mercado de trabalho onde estão em jogo dinheiro ou promoções? Assusta, certo? Pois, a mim também. Já não é só tentarem ser melhores, é ultrapassar todos os limites da decência e respeito pelo próximo. 

1 comentário:

  1. Concordo contigo, o ser humano é competitivo por natureza, queremos sempre dar o melhor e sermos reconhecidos. No entanto, é como tu dizes, é necessário saber parar quando a nossa "competição" passa pela falta de respeito e a tentativa de passar por cima de tudo e todos. É preciso ser-se competitivo saudavelmente.
    Também já vi e vejo algumas coisas que me deixam triste e chateada, pessoas que querem sempre ser as melhores sem se importarem como, eu pergunto-me como será o futuro delas.

    ResponderEliminar