domingo, 15 de outubro de 2017

Interstellar (2014)

Protagonizado por Matthew McConaughey, que uma vez mais prova o seu enorme talento enquanto ator, o Interstellar é um filme que retrata a realidade do nosso planeta daqui a uns anos - demasiada poeira, provocando lesões nos nossos pulmões, e a terra já não consegue criar os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência. Neste sentido, são enviados para o espaço uma equipa da NASA para averiguar a viabilidade de três planetas se tornarem a próxima casa dos seres humanos. Sem saberem quando ou se algum dia regressará a casa, Cooper - o personagem interpretado pelo Matthew - parte nesta missão com um conflito interior: será mais importante salvar a nossa espécie, ou voltar a ver os filhos uma vez mais? 

Esta foi a terceira vez que vi este filme e a cada visualização fiquei ainda mais impressionada com o mesmo. Infelizmente não o vi no cinema - oportunidade que ainda hoje me arrependo! -, porque a banda sonora é incrivelmente maravilhosa e um filme assim merece ser visto com a melhor qualidade possível - faz-nos arrepender de não investirmos num home cinema. E apesar de não compreender na totalidade alguns conceitos relacionados com a física e física quântica, a verdade é que adorei este filme pelo tipo de questões que nos faz colocar. Pelas discussões que gera após a sua visualização. Pelos debates infindáveis sobre o comportamento humano e de como reagiríamos em determinada situação, e por nos fazer repensar na nossa essência enquanto humanos e existência.

A longa metragem de ficção científica não é totalmente irrealista - acredito piamente que a terra irá colapsar um dia mais tarde devido aos nossos comportamentos irresponsáveis -, e apesar de abordar temáticas que possam fazer confusão ao mais comum dos mortais, a verdade é que as conseguimos compreender. Terminei de ver o filme curiosa com essas mesmas temáticas e ainda hoje procuro entender melhor os seus conceitos. E nunca nenhum outro filme me deixou assim tão curiosa. Vale mesmo a pena! Fica aqui uma recomendação para este domingo.


3 comentários:

  1. Já ouvi falar muito bem e agora ainda tenho mais vontade de o ver!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  2. É um dos melhores filmes do Christopher Nolan. Eu adoro! :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não consegui ver este filme, a ver se é o próximo ou dos próximos. Já ouvi tanto falar deste filme e já li tantas "reviews" sobre ele que a minha curiosidade está altíssima :)

    ResponderEliminar