terça-feira, 17 de outubro de 2017

Porquê, Portugal?

Eu ainda não consegui esquecer aquilo que se passou no último domingo no nosso país. Mais de 500 fogos num único dia, que afetaram apenas as regiões norte e centro, 36 vítimas mortais (que para mim foi um choque!), alguns desaparecidos e muitos feridos ligeiros e graves. Depois de em junho termos testemunhado o inferno que se passou em Pedrógão Grande - no meu caso não foi presencialmente, mas muita gente lutou contra aquela catástrofe -, eis que em outubro o nosso país acorda em chamas e a situação sai do controlo das próprias autoridades. 

No meio de tudo isto, e vendo que a minha própria cidade esteve em chamas até de madrugada, com uma gigante área ardida e casas e pavilhões perdidos, eu questiono-me sobre o porquê de tudo isto acontecer no mesmo dia. Coincidência? Não me parece. Embora tenha plena consciência de que as condições climatéricas estavam propícias para a expansão dos incêndios (com temperaturas muito elevadas e vento forte), isto não justifica o surgimento de muitos fogos. 

Esta situação deixou-me muito assustada, triste, revoltada, e principalmente com o coração muito apertado. Custa-me saber que provavelmente teve mão humana, e choca-me porque ganho noção daquilo que o ser humano é capaz. Pergunto-me muitas vezes sobre o porquê deste tipo de situações continuarem a acontecer, mas penso que estou longe de tentar compreender as motivações por detrás disto.

Com este dia infernal podemos chegar a inúmeras conclusões: não temos recursos suficientes para travar estas batalhas (principalmente humanos), e deveríamos questionar o porquê - não é assim tão difícil de perceber; não deveremos baixar a guarda só porque o verão terminou, até porque já houve anos em que tivemos calor até novembro; devemos tornar as nossas florestas uma prioridade, fazendo um melhor ordenamento do território, obrigarem a realizar limpezas, etc. 

Espero que tenhamos aprendido com tudo o que aconteceu este ano, e que trabalhemos para evitar que estas tragédias voltem a acontecer. Felizmente ontem começou a chover e hoje acordámos com o nosso Portugal extinto, mas nunca sabemos quando o inferno poderá voltar. Está na hora de fazermos mais e melhor pelo nosso país. Ele merece, e nós também!

Quero desejar os meus pêsames aos familiares de todas as vítimas mortais, e demonstrar o meu apoio a todos aqueles que perderam parte das suas vidas devido aos incêndios. E um enorme Obrigada a todos que combatem estes infernos e não desistem de salvar as pessoas, casas e as florestas. 


4 comentários:

  1. Não há palavras para este terror! Não sei como tal foi acontecer e nem sei se algum dia vamos perceber! Felizmente, acabou por agora... Isto tem de mudar, e muito!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  2. Foi um verdadeiro Inferno na Terra. Felizmente, a chuva já ajudou um bocadinho...

    ResponderEliminar
  3. Ver todas estas imagens e notícias dos incêndios é de partir o coração :(
    Joie d Vivre | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Um verdadeiro inferno, que dia triste. Este ano perdeu-se tanta vida por casa dos incêndios que ainda não em mim.
    Na minha opinião é claro que teve mão humana e com aquelas condições meteorológicas tinha tudo para correr mal como correu.
    Resta-nos mesmo desejar força a quem vai ter de começar do zero, a quem perdeu os seus nesta tragédia.

    ResponderEliminar