sábado, 21 de outubro de 2017

Downfall (2004)

Downfall, com o título original de Der Untergang, é um filme que nos relata os últimos tempos de Adolf Hitler no seu bunker em Berlim, aquando da invasão dos soviéticos na cidade, em 1945. Com base na versão da sua secretária pessoal, Traudl Junge, Downfall mostra-nos uma outra vertente da segunda guerra mundial, relacionada com as reações dos braços direitos de Hitler quando se apercebem de que estão prestes a perder a Segunda Grande Guerra. Deste modo, só lhes resta decidir se se rendem aos soldados vermelhos, ou se por outro lado honram a pátria e o seu Fuhrer e lutam até ao fim, sabendo que estão condenados à morte. 

Apesar de não ter estado muito entusiasmada por este filme alemão, a verdade é que me prendeu ao ecrã durante as mais de duas horas por dois motivos diferentes: primeiramente, porque nunca antes tinha visto um filme que retratasse os últimos momentos de Hitler e foi interessante ter uma noção dos seus últimos atos e opiniões - e acreditem que continuou a chocar-me; e também porque retrata as suas relações com as pessoas mais próximas, o que me surpreendeu porque não achei que ele fosse capaz de demonstrar qualquer tipo de afeto por alguém. Num retrato mais pessoal sobre os últimos dias de vida do líder do partido Nazi, onde mostra claramente as suas debilitações físicas e o seu transtorno psicológico, bem como o fanatismo de muitos que o acompanhavam, Downfall surpreendeu-me pela positiva por se tratar de um registo diferente dos restantes filmes da Segunda Guerra Mundial, e por levantar questões pertinentes: será que toda a gente do círculo de amigos de Hitler - inclusive a sua secretária - sabiam que ele havia mandado matar cerca de 6 milhões de pessoas? Sei perfeitamente que os generais sabiam de tudo e muitas das pessoas que o acompanhavam apoiavam os seus ideais antissemitas, mas será que toda a gente que o idolatrava tinha total noção da realidade? Em adição, após a sua queda, foi interessante ver a reação de muitos dos generais Nazis. Deste modo, recomendo este filme a todos aqueles que se interessam por esta temática. Apesar de me ter continuado a chocar com a crueldade daqueles seres humanos, achei interessante conhecer algumas das suas atitudes no final da guerra e, sem dúvida, dá para ter uma noção melhor dos factos que ocorreram. Contudo, continuo sem conseguir compreender os seus ideais e comportamentos. 

4 comentários:

  1. A verdade é que figuras como Hitler são aquelas que nos prendem mais. Ora porque não as compreendemos de todo, ora porque ao termos noção da verdadeira crueldade dos seus atos ficamos chocados. Em ambas as situações tentamos a todo o custo perceber o porquê.

    Este filme, pela tua descrição, parece-me contar uma história diferente das que já conhecemos acerca dele.

    ResponderEliminar
  2. Já viste A Ascensão? É anterior a este e retrata TODOS os momentos antes do enorme poder que ele adquiriu. Acredita que também eu não compreendo os seus ideais, nem a sua cabeça, porém, a partir desta filme e de algumas coisas que fui lendo, consigo compreender cada vez melhor o que as pessoas(os alemães) viram nele, admito que quando o viam gesticular e falar tão apaixonadamente sobre o que o movia, as pessoas nem conseguissem dizer-lhe que não.
    Tenho de ver Downfall para completar as peças que me faltam nesta biografia!!!

    ResponderEliminar