Quando o nosso Mestrado nos dá a possibilidade de optar por uma dissertação académica ou pela realização de um estágio curricular, pode ser difícil tomar esta decisão. Ano passado debrucei-me bastantes vezes sobre isto e não foi, de todo, fácil conseguir chegar a uma conclusão. Por um lado, gostava imenso de realizar uma dissertação académica e fazer um pequeno contributo com uma investigação minha. Como não pretendo realizar doutoramento - pelo menos por agora, ainda não descartei na totalidade esta opção -, nem de seguir carreira como investigadora, gostaria de aproveitar a dissertação para realizar investigação porque esta poderá ser a minha última oportunidade.
Contudo, por outro lado, o meu objetivo é trabalhar em empresas, o que torna a realização de um estágio curricular uma vantagem: poder estar durante alguns meses numa empresa é sempre uma excelente oportunidade para aprendermos e ganharmos experiência na nossa área e, em simultâneo, damos uma pequena contribuição em investigação aplicada num caso concreto de uma empresa.
Após vários meses de ponderação, optei por realizar o estágio curricular. Irei trabalhar durante 7 meses numa empresa e realizarei uma dissertação aplicada a uma problemática da mesma. E como o trabalho em si estará relacionado com a dissertação, será mais fácil conciliar a elaboração e desenvolvimento desta com o trabalho. Penso que tomei a decisão mais acertada, e sei também que me esperará um longo período de trabalho árduo, mas estou bastante entusiasmada com esta nova fase. O objetivo é terminar a dissertação com sucesso, e espero que seja alcançado.
eu tenho tanto medo de chegar a esta altura e não saber o que escolher!
ResponderEliminaraposto que te vais sair lindamente no estágio! :)
Obrigada, Cat :) Na altura vais ter tempo para ponderares tudo muito bem :)
ResponderEliminarOptei por não fazer o Mestrado imediatamente a seguir à Licenciatura - e, honestamente, não sei ao certo quando o irei fazer pois há muita coisa que está em jogo neste momento - mas gostei de ler esta publicação. A tua dúvida foi perfeitamente válida (acredito que uma grande maioria dos estudantes passe pelo mesmo) mas acredito que tenhas tomado a opção mais acertada. O importante é estares tranquila com a tua decisão :)
ResponderEliminarPercebo a dúvida, mas acredito que tomaste a decisão certa :)
ResponderEliminarBoa sorte, beijinho
Quando cheguei ao terceiro ano de faculdade também tive de escolher entre a dissertação e o estágio e eu optei, sem pensar duas vezes, pelo estágio. Achava que seria uma mais valia além de que não me sentia preparada para fazer uma dissertação sobre seja o que for pois tenho ainda muitos conhecimentos para aprofundar. Então, o meu raciocínio foi: fazer o estágio, ter algumas experiência na área e mais tarde fazer mestrado numa área que realmente me cative. Entretanto, três anos já passaram e eu já sei que mestrado quero fazer. Falta apenas juntar o dinheiro para ele!
ResponderEliminarRealmente deixa uma pessoa a pensar, mas acredito que tenhas tomado a decisão mais acertada! Muita sorte para esta fase :)
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Acho que o estágio, sendo mais prático, é sempre uma mais-valia.
ResponderEliminarVê lá, Nani, quando entrei na Licenciatura já me deparava com esta pergunta sobre o mestrado, porque, infelizmente, estas decisões chegam mais rápido do que esperamos, porém, inclino-me a escolher o mesmo que tu, futuramente! Simplesmente pelo que referiste: a experiência com que ficamos que é tão crucial para a nossa vida futura!
ResponderEliminar