sábado, 28 de outubro de 2017

5 Pensamentos para não desistir do Exercício Físico

Quem acabou de iniciar a prática de exercício físico compreende a dificuldade em manter treinos regulares. Ora porque agora me doem as pernas do treino de ontem, ora porque não tenho tempo, ora porque está frio, ora porque não me apetece, são muitas as desculpas que dizemos a nós mesmos para não continuarmos com esta prática. Embora considere que seja bastante difícil dar o primeiro passo e treinar a primeira vez, eu admito que a maior dificuldade é continuar com o exercício físico na nossa rotina. Por isso, mesmo quem realiza frequentemente há já algum tempo também é abordado por pensamentos menos positivos e desmotivantes que por vezes faz com que se falhe aos treinos. 

Deste modo, como eu faço exercício físico em casa há cerca de 2 anos e estou mais propensa a desmotivar porque não vejo os resultados tão rapidamente por treinar apenas com peso corporal, nem estou num ambiente propício à prática de desporto, e onde posso relaxar a qualquer momento, trago-vos 5 pensamentos que costumo ter para não facilitar e não falhar os meus treinos. Se estiver frio, demasiado calor, cansada, ou com imensa vontade de dormir, basta-me pensar nestas 5 frases para me motivar. 

1. Estou a fazê-lo por mim. Porque preciso e porque me faz sentir bem. Eu sinto-me melhor sempre que faço exercício, por isso é um esforço que faço para mim, tanto para me manter bem fisica como psicologicamente.

2. Pratico exercício com um objetivo e não posso perder o foco disso. Eu tenho os objetivos bem definidos e não posso mesmo perder o foco. Lembrar-me daquilo que quero mudar é meio caminho andado para ganhar motivação. Quanto mais treinar, e se fizer os treinos todos direitinhos, é certo que estarei mais perto de atingir os objetivos que tenho.

3. Quanto mais treinar, mais habituada ficarei a essa rotina. Tudo o que se torna rotina é mais fácil de manter porque nos habituamos. Se começar a falhar treinos, habituo-me a isso. Deste modo, tenho que treinar sempre direitinho até chegar a uma altura em que não é sacrifício nenhum para mim.

4. Se não o fizer, ninguém o fará por mim. Esta é óbvia. Ninguém poderá fazer o esforço por mim, e por isso mesmo tenho que o fazer.

5. Já faltou mais. Esta frase é capaz de ser a que mais me motiva. Depois de ter começado a treinar, começo a ficar mais perto de atingir os objetivos. Há que manter o ritmo para continuar com o bom trabalho. E, de facto, já faltou mais para lá chegar. 



4 comentários:

  1. Às vezes torna-se complicado manter o foco, mas sem dúvida que estes são os pensamentos certos. Continua assim, também quero começar a ser menos preguiçosa e mexer-me ainda mais :)

    ResponderEliminar
  2. Nani, gostei tanto, tanto, tanto deste post, precisamente, porque me identifico imenso com a introdução que fizeste. Eu corro regularmente e faço exercício em casa... é tão fácil cair no erro de dizer: «ok, hoje não tenho energia», quando bastava mesmo começar e a energia assaltava-nos de formas incompreensíveis.
    Gostava que fizesses mais textinhos deste género, talvez até partilhares que tipo de exercícios fazes ou por onde te guias. Gostava mesmo!
    (Se gostares de correr, era giríssimo irmos um dia juntas!)

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas! E continua assim!! Mil beijinhos ✨

    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  4. Este é um bom post para ler quando a vontade de fazer exercício físico falhar :). Eu ultimamente tenho me desleixado um pouco, ando muito atarefada a estudar, mas para isso não servir de desculpa tenho tentado enquadrar o exercício físico no meu dia a dia, sem ser só os típicos treinos: quando chego a casa subo e desço as escadas duas ou três vezes, numa pausa de estudo lembro-me de fazer uns abdominais... O que é preciso é motivação.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar