quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro (2010)

Estão preparados para mais um filme que vos trago? Parece que estas férias não tenho feito outra coisa, mas prometo que tenho andado a estudar e a dedicar-me às minhas obrigações académicas! Na semana passada, uma vez mais numa noite de frio, para descomprimir, optei por rever um filme que me chocou na primeira vez que o vi, logo quase quando saiu: o Tropa de Elite 2. 

Este filme demonstra a forma de operacionalização do BOPE - o Batalhão de Operações Policiais Especiais - do Rio de Janeiro que, sob o comando do Capitão Nascimento, combate o crime nas ruas desta cidade. O Capitão tem um plano bem traçado para tentar acabar com o tráfico de droga existente, só que quantas mais medidas toma para o seu término, mais se apercebe que está a alimentar a corrupção no Brasil. A pouco e pouco, Nascimento vai-se apercebendo do verdadeiro inimigo que está a combater e, sabendo que poderá colocar em risco a vida da sua família, continua a fazer de tudo para acabar com o crime e culpabilizar os responsáveis. Mas conseguirá o Capitão combater o sistema? 

Uma das características que me fez gostar tanto do Tropa de Elite 2 foi o facto de retratar de forma nua e crua a corrupção, criminalidade e impunidade que existe em determinadas classes no Brasil. O filme é de 2010 e, passados 7 anos, custa a acreditar como esta realidade ainda acontece neste país, e que quem tenta combatê-la vê a sua vida completamente transformada. É triste, mas esta é a verdade. Matam, roubam, e cometem outros crimes para atingirem os seus objetivos - sejam eles dinheiro, ganhar uma eleição, etc - e é difícil ir contra esta rede de crime organizado porque agem sem piedade de quem se mete no caminho. E o Tropa de Elite 2 demonstra precisamente essa frieza e falta de escrúpulos.

Eu não vi o primeiro filme, embora tenha alguma curiosidade, mas este não é essencial para compreendermos a história do segundo. Garantiram-me, na primeira vez que o vi, que era um filme muito bom e que superava o primeiro. Dei-lhe duas oportunidades e não me arrependi. Este filme merece ser visto e partilhado. Porque, infelizmente, esta é a realidade.

"Eu fui pra CPI do Fraga pra detonar o sistema. Eu fui lá pra falar a verdade, pra dizer o que eu estava sentindo. Contei tudo o que eu sabia, reconheci meus erros e falei por mais de três horas. E dei porrada em muita gente. Botei muito político na cadeia. Por causa do meu discurso, teve filho da puta que foi pra vala muito antes do que esperava. Foi a maior queima de arquivos da história do Rio de Janeiro. 
E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir. Agora me responda uma coisa: quem você acha que sustenta tudo isso? É... E custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que os traficantes, os policiais e os milicianos matam tanta gente nas favelas. Não é à toa que existem as favelas. Não é à toa que acontece tanto escândalo em Brasília e que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda." Capitão Nascimento

5 comentários:

  1. Não sei não Nani, eu só vejo filmes por aqui ahahahah xD. Vou ter que ir aí obrigar-te estudar? xD. Não vi nenhum dos dois, mas tenciono ver o primeiro antes desse , apesar de não ser essencial :). Infelizmente o enredo do filme é cada vez mais uma realidade :(. É mesmo triste ver o quanto o país está a sofrer.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi esse. Bom estudo e boa sorte :) Mil beijinhos*

    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente gosto mais do primeiro, mas também gosto muito deste filme.
    É de uma qualidade incrível, uma belíssima recomendação!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca vi nenhum dos dois, talvez veja no novo ano :p

    ResponderEliminar