sábado, 30 de dezembro de 2017

2017: Obrigada por tudo!

Este ano de 2017, que está quase quase a terminar, foi um dos anos mais maravilhosos, e ao mesmo tempo um dos mais cansativos de sempre. Houve vários acontecimentos que mudaram a minha vida - para melhor, claro - e senti que fui sempre desafiada em qualquer altura. Este ano testei as minhas capacidades, ganhei mais confianaça em mim e atirei-me de cabeça a alguns desafios que me enriqueceram imenso enquanto pessoa. Saí tantas, mas tantas vezes da minha zona de conforto que me sinto mais capaz, mais segura e cada vez com vontade de arriscar. 2017 foi, sem sombra de dúvidas, um ano marcado pela mudança. 

Em primeiro lugar, logo no início, tirei a carta de condução. Senti uma alegria imensa naquele dia. Tornei-me mais independente porque consigo deslocar-me mais facilmente para qualquer lado, mas deixei que as minhas inseguranças enquanto aprendiz nesta arte da condução me deixassem receosa. Ainda me custa pegar no carro, ainda cometo alguns erros, ainda deixo o carro ir abaixo quando não devia, mas a pouco e pouco tenho a certeza que vou conseguir. Tenho mantido o foco e não me deixo intimidar por este meu medo: eu quero conduzir, e quero conduzir bem. E ainda sobre a condução, tenho a dizer que conduzir sozinha foi uma das experiências que mais me marcou. Eu sentia que não estava de todo preparada, mas superei as minhas expectativas. Conduzi à noite, é certo, quando as ruas estão menos movimentadas, mas foi bom saber que consigo ultrapassar os meus medos e não ficar refém deles - embora tenha ficado a tremer naquele dia!

Em 2017 terminei o meu primeiro ano de mestrado com sucesso, e iniciei o segundo com uma vontade imensa de trabalhar. O primeiro ano foi muito cansativo, com uma exigência de trabalhos surpreendente, e eu testei os meus limites. Andei muito cansada durante muito tempo seguido, mas consegui superar isso e manter sempre o foco. E foi maravilhoso poder conhecer e trabalhar com pessoas tão dedicadas quanto eu. Quando os elementos do grupo de trabalho são esforçados e dedicados, há uma menor carga para cada um e o resultado final vale muito a pena. Sinto-me orgulhosa de todos os projetos em que estive envolvida, e o melhor de tudo foi desenvolver amizades com pessoas muito especiais.

Em adição, este foi o ano em que tive a minha primeira experiência profissional na minha área de estudos, numa empresa que admiro imenso. Foi uma experiência de apenas dois meses, mas este Summer Internship foi mesmo muito enriquecedor, com grandes aprendizagens e crescimento tanto a nível profissional como pessoal. Não tive férias, é um facto, e confesso que este era um dos anos em que mais precisava dada a exigência do mestrado, mas valeu a pena. Ainda no campo profissional, embora me tenham trocado as voltas por achar ter algo garantido quando, afinal, não estava, consegui encontrar um estágio curricular com o tema que pretendia para a elaboração da minha dissertação de mestrado, numa empresa que admiro de igual forma. Este desafio começará oficialmente em janeiro, já que até agora apenas estive a trabalhar na proposta de dissertação, e eu estou mais do que preparada e empenhada para fazer um bom trabalho.

2017 foi também um dos anos em que mais cidades portuguesas visitei - embora sejam poucas, ainda assim. Estive um fim-de-semana no Gerês a recuperar energias, numa altura crítica, e aproveitei para visitar muitos dos lugares mais bonitos do Parque Nacional, longe da confusão da época de verão. Com destinos mais citadinos, visitei o Porto duas vezes, descobri novos lugares, e fui muito feliz na cidade Invicta. Passados três anos desde a última visita, também a nossa capital foi visitada por mim, e perdi o número de vezes que lá estive este ano. Embora tivesse sido por motivos profissionais, consegui sempre passar pelos sítios mais emblemáticos dos quais tinha muitas saudades. Por fim, este ano consegui ir um dia à minha cidade do coração - Viana do Castelo -, que visitava todos os anos, mas que nos últimos dois não havia sido possível. Desta forma, visitar Viana, mesmo de forma fugaz, foi incrível para poder matar saudades. 

Este ano celebrei ainda 2 anos de namoro (como assim? O tempo está a voar!), e não podia estar mais agradecida pela pessoa com quem partilho os meus dias. Também passei muito, mas mesmo muito tempo em família, à mesa, em caminhadas, ou em festividades, e sinto que esta proximidade é fulcral para o meu próprio bem-estar. A minha família é o meu pilar. E espero que seja sempre assim. Contudo, um dos meus pilares não está aqui, comigo. Está do outro lado do Atlântico e, infelizmente, 2017 não me deu uma oportunidade para o abraçar, como o fiz em 2015 e 2016. Viver toda a nossa vida com o nosso irmão, e de repente sermos privados disso, custa mais do que eu achava que iria custar. E custa ainda mais quando não tenho sequer a hipótese de o abraçar. Chega a um ponto em que as conversas diárias e as chamadas semanais não chegam, e as saudades sufocam-nos por dentro. Mas eu sei que um dia vamos ser compensados por isso.

Investir em mim sempre foi uma das minhas prioridades. Desse modo, este ano resolvi iniciar um curso de inglês para evoluir. Eu leio, escrevo e falo em inglês com bastante facilidade, mas senti que estava a precisar de evoluir, de aumentar o meu vocabulário, de aprender a escrever mais formalmente, de desenvolver as minhas capacidades linguísticas e falar sem receios de cometer erros. Está a ser uma oportunidade incrível e nunca pensei conhecer num curso pessoas tão maravilhosas e inspiradoras quanto as que conheci. E ter um professor americano ajuda imenso!

Em 2017 realizei a maior arrumação ao meu armário de sempre (desde o tempo que parei de crescer, como é óbvio). Doei aquela roupa que já não usava há imenso tempo mas que tinha pena de me desapegar, e com isso fiquei com um armário bem mais vazio, e com algumas peças por comprar. Como iniciei a minha vida profissional, optei por comprar bastantes peças mais formais - por ser obrigatório no estágio que realizei -, e senti-me aliviada por me identificar e estar confortável com o estilo que desenvolvi naqueles dois meses. É bom sabermos que podemos fugir um bocado às peças com que estamos habituadas - no meu caso são as calças de ganga e sapatilhas - e sentirmo-nos bem na mesma. Foi, sem dúvida, uma descoberta interessante.

Ter deixado o voluntariado num projeto que acarinho imenso foi das decisões que mais me custou - principalmente por não saber se algum dia poderei regressar. Não me despedi dos meus meninos, e ainda não voltei àquele lugar que nos últimos dois anos me acolheu de braços abertos, como se fizesse parte daquela família, mas tenho mesmo que ir. Ainda só passaram dois meses e eu já tenho imensas saudades de todos.

Por fim, 2017 foi o ano em que regressei à blogosfera, uma vez mais, com o Infinity. Nutro um carinho gigante por este blogue e quero mesmo continuar por cá e partilhar convosco as minhas opiniões, desabafos, etc. Eu nunca consigo afastar-me da blogosfera - mesmo quando não tenho blogue leio diariamente aquilo que vocês escrevem - e ter regressado e sentido o vosso carinho foi maravilhoso. Por isso, muito obrigada a todos vocês que me acompanham por me fazerem sentir bem-vinda. Tenho ainda muito trabalho pela frente, mas estou bastante motivada e empenhada.

E assim termino a minha publicação com os meus momentos mais marcantes de 2017. Espero, do fundo do coração, que todos tenham um 2018 incrível, cheio de momentos maravilhosos. Eu vou-me despedir de 2017 bastante nostálgica porque este foi, de facto, um ano muito importante para mim e para o meu crescimento, e só espero que 2018 seja ainda mais desafiante, e me proporcione imensas aprendizagens. Até para o ano!


7 comentários:

  1. Fogo. Que fantástico! 2017 parece ter sido tão generoso contigo profissionalmente. Tiveste uma série de experiências gratificantes e alcançaste tanta coisa importante, Nani. Estou super orgulhosa de ti. É tão bom conhecer ao vivo tamanha inspiração e motivação que emana de ti!
    Quanto ao namoro, já tô disse antes, mas, parabéns. 2 anos é de facto muito tempo e ainda bem que tem sido um tempo feliz.
    Que 2018 te traga muitos sorrisos, carinhos, momentos de família, momentos connosco eheh, alegrias, objectivos realizados.
    Continua a sorrir magnificamente. Beijo enorme 🌻💛

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que podemos acompanhar-te! que 2018 seja incrivel para ti, minha linda!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. As mudanças são necessárias muitas vezes e, sem dúvida, que às vezes devíamos arriscar mais. Ainda bem que arriscaste em certos momentos e te sentes mais confiante e acreditas mais em ti.
    De certeza que 2018 te vai trazer ainda mais momentos bons e sorrisos. Boas entradas :)

    ResponderEliminar
  4. Que 2018 te traga memórias igualmente bonitas! Um excelente ano ♡♡

    ResponderEliminar
  5. adorei ler um bocadinho sobre o teu ano :)
    gostei do blog, estou a seguir :)
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Foi um bom ano, com altos e baixos como tudo na vida! Há que valorizar o bom e o menos bom! Um feliz 2018 minha linda, tudo de bom para ti e para os teus!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar