terça-feira, 3 de outubro de 2017

The Martian (2015)

The Martian (2015), protagonizado pelo tão conhecido Matt Damon, que incorpora o papel de Mark Watney, retrata a história de um astronauta que integra uma equipa da NASA e que se encontra em Marte numa missão. Quando uma assustadora tempestade surge, todos decidem abandonar o planeta, deixando Mark para trás por acharem que se encontra morto. Contudo, o inesperado acontece: Mark acorda sozinho, num planeta diferente, e longe de toda a realidade que conhece. 

The Martian é um filme muito comovente. Ao longo das cerca de duas horas da longa metragem vamos acompanhando a evolução do comportamento de Mark, que tenta de tudo para sobreviver num planeta onde não há vida, não há oxigénio e não há ninguém. Como é que vai lutar pela vida se a comida não chega para tanto tempo? Como é que sobrevive sem água? Como é que vai tentar contactar alguém do planeta Terra? E como é que vão tentar resgatá-lo sabendo que a sua comida se encontra racionada e que a viagem dura meses e meses? 

Com tantas decisões para tomar, e pondo a inteligência de todos a funcionar, este filme expõe uma verdadeira luta para conseguir o resgate de um ser humano que, à partida, se encontra condenado à morte, completamente sozinho. Além disso, aborda questões que, em caso de vida ou de morte, são essenciais. E retrata de igual forma todos os problemas que vão surgindo à medida que o tempo vai passando, e que todos os minutos e esforços são fulcrais quando a vida de Mark está em risco.

À medida que o filme passava, fui ficando cada vez mais envolvida na história e, adicionalmente, deu para compreender alguns conceitos da física e do espaço. The Martian consegue agarrar os amantes do espaço ao ecrã, mas também proporciona bons momentos àqueles que pouco se interessam por estas temáticas, na medida em que não é muito denso em termos de explicações e é fácil de compreender todos os aspetos mencionados. Sem dúvida, um bom filme para rever um dia mais tarde!

1 comentário: