domingo, 12 de novembro de 2017

Sobre o Tempo - ou a falta dele

Passamos grande parte da nossa vida a queixarmo-nos de que não temos tempo para nada. Os estudos e/ou o trabalho consomem-nos grande parte dos nossos dias e, com isso, sem uma boa gestão do tempo, sentimos que não conseguimos fazer tudo aquilo de que gostaríamos de realizar. Não há tempo para aquele curso cativante porque a empresa está a exigir muito de nós nesta altura. Não há tempo para ir ao ginásio porque as frequências estão-se a aproximar e eu preciso de estudar com afinco. E não há tempo para aquele jantar com os amigos que não vemos há não sei quanto tempo porque se aproxima a data muito importante de entrega daquele relatório. Passamos a nossa vida inteira a colocar a nossa principal obrigação - quer seja como estudante ou profissional - em primeiro lugar, e vamos descurando de pequenas coisas que possivelmente nos fariam bem. Chama-se a isto estabelecer prioridades. O mercado de trabalho tem-se tornado bastante exigente ao longo do tempo, e à medida que os anos vão passando, a escola começa a ser mais desafiante - a faculdade então deixa-nos de rastos em certas alturas. E, desse modo, vemos o nosso horário cada vez mais apertado com todas as atividades em que estamos envolvidos. 

Atenção que isto não é necessariamente a regra. Há quem dispense de várias horas da sua vida fora do seu local de trabalho (seja na escola ou profissionalmente) a desenvolver projetos pessoais, a encontrar-se com os amigos, a ter tempo para fazer tudo e mais alguma coisa, desde que assim o deseje. Há quem saiba efetivamente fazer uma excelente gestão do tempo ou se contenha com poucas horas de sono, e consiga, assim, conciliar todas as exigências da vida. Mas há igualmente quem não consiga. Quem precise das 8h de sono após um dia desgastante. Há quem tenha tarefas domésticas a realizar e tenha que despender tempo para isso. Há quem perca imenso tempo no trânsito ou transportes públicos e assim não consiga realizar tudo o que gostaria. 

Quando entrarmos para a faculdade, dizem-nos de imediato que não conseguimos manter o triângulo universitário, que temos que escolher sempre dois lados do mesmo, sendo estes: ter boas notas e ser bem-sucedido a nível académico, ter uma boa vida social, com tempo para os amigos, família e namorado/a, ou então conseguir descansar o suficiente. Mas será assim tão linear? Será que não conseguimos os três, embora exija um maior esforço da nossa parte? Afinal de contas, os nossos dias têm 24h. Se despendermos de 8h para dormir, ficamos com 16h. Se, porventura, tivermos 8h do dia preenchidos com aulas/trabalho, restam-nos 8h. Dessas 8h, suponhamos que perdemos 2h no trânsito/em transportes e 2h para a totalidade das refeições, o que nos resta? 4h. Para tudo. Banho, preparação das coisas para o dia seguinte, tarefas domésticas que têm que ser realizadas, tempo para aqueles que vivem connosco se for esse o caso - e se houver crianças, ainda exigem mais tempo -, ou para ler aquele livro interessante, ver aquela reportagem que deu ou está a dar sobre algo que nos interesse, ou até para irmos comprar aquilo que tanta falta nos faz. 

Com todo este cenário, começamo-nos a perceber de que, efetivamente, o nosso tempo é escasso. É óbvio que, uma vez mais, as coisas não são assim tão lineares nem acontece com toda a gente. Mas, simultaneamente, vivemos numa altura em que há de tudo para nos fazer poupar tempo. Conseguimos enviar uma mensagem sempre que precisamos de falar com alguém. Ou uma chamada ou e-mail. Temos o micro-ondas para nos facilitar a vida na cozinha, temos GPS que nos ajudam a fugir ao trânsito, temos formas de resolver situações através de casa, sem necessitarmos de ir até ao local em si - como, por exemplo, se precisarmos de desmarcar uma reunião, conseguimos fazê-lo a partir de casa. Temos máquinas de lavar coisas que nos fazem não lavar essas mesmas coisas à mão. E mesmo assim continuamos a não ter tempo. 

A nossa sociedade vive sem tempo e com pressa. E se por um lado eu considero que isto é bom, porque dedicamos imenso tempo a sermos bem-sucedidos e a exigirmos mais de nós, por outro, acho que de vez em quando temos que parar para apreciar tudo aquilo que nos rodeia. Para fazermos aquilo que mais nos dá prazer e passarmos tempo com as pessoas que mais amamos. Afinal de contas, nunca sabemos quando será a última vez que teremos oportunidade para o fazer. Por isso, aproveitemos a vida. E tudo aquilo de bom que ela nos possa dar.


4 comentários:

  1. Sinceramente, enquanto tive na universidade tive sempre tempo para fazer tudo: pertenci à tuna, às várias associações de estudantes, passei às cadeiras todas, saí à noite, vinha a casa visitar a família, e dormia as 8 horas por dia. E o curso era medicina veterinária, que não é pêra doce. É apenas uma questão de organização e estabelecer prioridades. Tudo se consegue fazer.
    Um beijinho grande*
    Novo blogue!
    Man & Woman in Partners in Crime

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre é fácil gerir o tempo, mas não é impossível. Acho que as pessoas, por vezes, generalizam muito, como essa questão do triângulo. Eu sei que não somos todos iguais, mas é possível ter-se sucesso escolar, dormir bem e ter vida social, falo por mim. Claro que nem sempre se consegue fazer tudo, ainda na semana passada me apetecia estar no café com os meus amigos, mas tinha frequência, ao invés de ficar lá 1h ou 2h, fiquei meia, tomei café e fui estudar, mas tive meia hora para me distrair e dar duas de treta. É necessário estabelecer prioridades e trabalhar pelo nosso futuro, mas mantendo a nossa mente saudável.
    " (...) Por isso, aproveitemos a vida."
    Espero ter-me feito entender :)
    Ótimo post.

    ResponderEliminar
  3. Olá, tive de exportar o meu blog para um novo se por acaso quiseres continuar a seguir, tens de entrar de novo e seguir novamente, eu mal possa faço um post a explicar o porque.

    Blog aqui

    ResponderEliminar
  4. Gestão de tempo é complicado mas não é de todo impossível. Principalmente quando as actividades não tem horas fixas e invadem as horas que destinaste a outras coisas. Eu sempre geri bem o meu tempo mas quando comecei a tese e fiquei em casa não consegui separar o tempo de estudar e o tempo para mim. Sentia-me culpada se saia e sentia-me mal se ficasse em casa. Cada pessoa tem de arranjar o seus truques e eu preciso de estrutura no meu horário. caso contrário, atrapalho-me! É preciso é conhecermos-nos muito bem e arranjar o esquema que funciona melhor para nós, não para os outros.

    ResponderEliminar