segunda-feira, 30 de julho de 2018

Ecovia do Vez

Já mencionei aqui algumas vezes que adoro fazer desporto. Treino regularmente em casa para me manter ativa e conseguir atingir alguns objetivos a nível físico. No entanto, não costumo correr ou caminhar com frequência. De vez em quando, aos fins-de-semana, lá consigo fazer um percurso de 5km a caminhar, mas nunca me aventurei a fazer mais com receio de não ser capaz. 

Por isso é que nunca pensei ser capaz de fazer um percurso inteiro de mais de 10km. Quando os meus primos me desafiaram a fazer a Ecovia do Vez, em Viana do Castelo, referi muitas vezes que deveríamos apenas fazer cerca de 6/7km, e depois regressar, totalizando no máximo 14km de caminhada. Mas a ambição e positivismo dos meus primos fez com que, no passado domingo, fôssemos todos capazes de realizar a maior parte do percurso: dos 32,7km que a Ecovia que liga Arcos de Valdevez ao Sistelo detém, conseguimos percorrer, com sucesso, 22,7km. 

São muitos quilómetros a percorrer, é um facto. E caminhar com uma mochila às costas não é, de todo, fácil. No entanto, tivemos a sorte do tempo nos ter ajudado e fomos capazes de caminhar todos juntos - sempre esperando uns pelos outros - e apoiando-nos uns nos outros. Só faria sentido desta forma. Uns mais bem preparados, outros menos, a verdade é que todos conseguimos chegar ao final. E não há maior prova de superação do que essa. 

A Ecovia do Vez presenteia-nos com vários tipos de dificuldade, dependendo do lado do percurso em que começam. Nós iniciámos a caminhada em Arcos de Valdevez, no centro, e terminámos em Sistelo. Assim sendo, os primeiros 10km foram percorridos quase maioritariamente em passadiços ou em zonas com cimento, sempre entre árvores. No entanto, os últimos 10km já continham alguns desafios: por um lado, uns 2km foram realizados em estrada; por outro, os últimos 5km continham subidas e descidas acentuadas, em terra batida, diminuindo, consequentemente, o nosso ritmo. Nas descidas mais acentuadas era mesmo necessário algum cuidado e caminharmos mais devagar para ninguém se magoar. Para quem quiser fazer este percurso, aconselho a iniciarem em Sistelo, onde ultrapassam os maiores desafios quando ainda estão a começar, e depois terminam com o piso mais regular.

O percurso, em si, é lindíssimo. Sempre rodeados pela Natureza, a acompanhar a margem do rio, podemos ver casas típicas da região, moínhos, cascatas, sítios mais rurais e paisagens fabulosas. Para quem gosta da Natureza, é sem dúvida uma excelente opção.

22,7km depois, eu não podia estar mais orgulhosa de mim. Não só consegui fazer o percurso a que nos propusemos, como não senti grandes dificuldades durante a caminhada. Nos últimos quilómetros mantive o foco e, com o apoio de todos, consegui ignorar as dores que começaram a emergir e apreciar as paisagens que a Ecovia nos proporciona. Cheguei ao destino final toda suja e muito cansada. Mas cheguei igualmente muito feliz por me ter superado, uma vez mais. Aqui está a prova de que a nossa mente é a nossa maior limitação; e se ambicionarmos mais e trabalharmos para isso, conseguimos tudo. Nunca vou esquecer este dia. 







Fotografias da minha autoria.

4 comentários:

  1. Caminhadas dessas ainda que cansativas são ótimas! Muitos parabéns!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  2. Também sou cada vez mais fã deste tipo de caminhadas pela natureza.
    Obrigada pela partilha deste local lindo e da tua experiência :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. É por isso que é sempre mais fácil fazer esses desafios com amigos/familiares e não sozinha. Os que nos acompanham vão dando força e apoio, que tem de ser mutuo claro. Só com essas paisagens deve ter tornado todo mais fácil ehehe :)

    ResponderEliminar
  4. Boa querida, é mesmo isso, se trabalharmos e ambicionarmos, conseguimos tudo. Imagino que te sintas mesmo orgulhosa e feliz, com razão, mais uma vitória :)
    Adoro este tipo de caminhadas e, pelas fotos, parece-me que ia adorar fazer este percurso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar