sábado, 16 de junho de 2018

Desafio 1+3: 13 Qualidades


Quando li o segundo tema deste desafio, nunca pensei que seria tão difícil pensar acerca das minhas qualidades do que efetivamente foi. Eu conheço-me muito bem e tenho plena consciência do que valho, das minhas forças e daquilo que sou capaz. Eu sei tudo aquilo que já conquistei e falhei; e reconheço qualidades e defeitos em todas as minhas atitudes. Sempre tive essa noção e sei admiti-lo. No entanto, na hora de refletir sobre 13 das minhas qualidades, aquelas que melhor me definem enquanto pessoa, tive bastante dificuldades. E por isso é que abracei este desafio sem pensar duas vezes: por ter a certeza de que não seria, de todo, fácil; e por saber que me proporcionaria momentos de muita introspeção. Após a minha reflexão, estas são as qualidades que melhor me caracterizam:

1. Sou metódica/disciplinada: Há quem diga que sou a pessoa mais disciplinada que conhecem. Não só nos meus estudos, como para o resto na minha vida. Se me mentalizo que algo tem que acontecer, que tenho que lutar para atingir algum objetivo, se é necessário esforço, eu nem penso duas vezes. Eu faço e pronto. Não preciso de pressão nem de incentivos extra. Toda a minha vida fui metódica e disciplinada em quase tudo - claro que houve uma ou outra situação em que cedi e falhei -, mas sempre fui muito regrada. O que tem que ser tem muita força.

2. Sou focada: Estabeleço objetivos que pretendo atingir - sempre muito terra-a-terra - e foco-me até os alcançar. Esta qualidade vem de encontro às características que mencionei no primeiro ponto, e eu não conseguiria ter a disciplina que tenho se não me focasse sempre em atingir o que quero. Só assim faz sentido. 

3. Sou simpática: Apesar do meu olhar sisudo quando estou na rua, eu sou uma pessoa simpática e acessível. Podem abordar-me, falar comigo à vontade que eu serei sempre simpática. É uma característica que herdei da minha mãe, e recebemos sempre as pessoas com um sorriso rasgado no rosto. 

4. Gosto (e muito) de aprender: Sou curiosa por natureza e gosto de aprender sobre os mais variados assuntos. Gosto de muita coisa e durante algum tempo encarava isso como um defeito meu, mas aprendi que este gosto variado me permitiu aprender sobre tanta coisa fascinante...! Tenho ainda muito para aprender, e ainda bem. 

5. Sou super organizada: Não conheço ninguém tão organizado como eu. Gosto de apontar tudo, definir planos, estabelecer datas. Gosto igualmente de ter tudo arrumado e nos seus devidos sítios. Sou organizada por natureza e sei que esta minha qualidade me permitiu ser bem sucedida no campo académico. Quando as avaliações são imensas e as datas demasiado próximas, ser organizada ajudou-me a lidar melhor com o stress e a fazer tudo com muita mais calma.

6. Sou super pontual: Se depender exclusivamente de mim - e não de fatores externos, como trânsito ou transportes públicos -, acreditem que eu chegarei sempre a tempo dos meus afazeres. Eu gosto pouco de esperar pelos outros, por isso faço questão de não fazer ninguém esperar por mim. Se a aula é às 9h, eu estou lá pronta para entrar a essa hora. 

7. Sou trabalhadora e esforçada: Ter muito trabalho nunca me assustou, nem ter trabalhos mais exigentes. Eu sou bastante trabalhadora e abraço todos os projetos com muita motivação e esforço - só assim consigo ter mão em tudo. O meu mestrado foi demasiado exigente no que diz respeito à carga de trabalhos, e eu provei a mim mesma mais uma vez o quão esforçada, trabalhadora e empenhada sou. 

8. Sou bem-humorada: Eu estou sempre bem-disposta. Sou uma pessoa muito calma, mas em simultâneo estou sempre de bom humor. Mesmo naqueles dias em que não me apetecia sair da cama e enfrentar o mundo; mesmo naquelas alturas em que o choro domina algumas partes dos meus dias. Eu limpo sempre as lágrimas e consigo ficar bem-humorada rapidamente. Não sou aquela pessoa que chega e ilumina os dias de toda a gente com a boa-disposição, é um facto; mas consigo sempre esboçar sorrisos calorosos e estar de bem com a vida. Sempre. Mesmo com o meu olhar sisudo.

9. Sou direta/frontal/honesta: E acho que esta característica se tem vindo a perder nas pessoas nos últimos anos. Eu não digo que gosto de alguma coisa se não gostar. Nem consigo elogiar uma atitude quando não concordo. Mas quero deixar claro que há uma diferença entre ser direta, frontal ou honesta e ser mal-educada e rude. Eu sei a forma como devo falar e expressar a minha opinião nas diversas situações. E não desato a dizer que não gostei de alguma coisa. Só se me questionarem diretamente, ou se achar pertinente e tiver à vontade suficiente com alguém. Caso contrário, mantenho a minha opinião para mim. 

10. Sou perspicaz: Na grande maioria das situações, sou muito perspicaz. Há temáticas que não domino e que me custa a entender; é normal termos dificuldades em algumas matérias. Mas sempre fui muito perspicaz e de aprendizagem fácil. Compreendo muito facilmente o que pretendem transmitir. 

11. Sou persistente: Não desisto com facilidade. Mesmo que custe a atingir determinados objetivos, mesmo que a vontade às vezes não seja muita, eu consigo manter o foco e e persisto. Insisto até alcançar o que quero ou perceber que não vale a pena. 

12. Pestanhas e lábios: Poderia colocar outros aspetos físicos que gosto em mim, mas destaco as minhas pestanhas gigantes e os meus lábios carnudos. Não preciso de rímel para ter umas pestanas que me destaquem o olhar, e sempre gostei de lábios mais preenchidos. Adoro estas duas partes do meu corpo. 

13. Sou sonhadora: Adoro sonhar sobre os locais que quero visitar, sobre os momentos que quero viver, sobre o meu futuro... Sonho sobre tanta coisa e gosto tanto! Ter sonhos é muito bom e faz-me bem, mesmo que por vezes sejam irrealistas. 

2 comentários:

  1. Adorava ser tão organizada e focada como tu, é algo que me tenho de forçar a fazer porque não me é natural :o
    Também sou bem-disposta e de sorriso fácil :)
    E que inveja que tenho de teres pestanas naturalmente bonitas. You go!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Este tema revelou-se mais difícil do que pensámos no início, pois pensar e refletir assim sobre 13 das nossas qualidades não é fácil.
    Mas foi bom chegarmos a algumas conclusões e percebermos que temos em nós qualidades incríveis.
    Tenho algumas em comum contigo. Uma coisa que me deixa feliz, é ver que há qualidades que ainda se tentam preservar, mesmo num mundo em que as pessoas se vão esquecendo de alguns valores.
    Gostei muito da tua publicação :)

    ResponderEliminar