sexta-feira, 13 de abril de 2018

Linguagem Corporal: Porque é que os homens coçam a orelha... e as mulheres mexem na aliança

Se eu não gostasse tanto de Gestão e de áreas mais analíticas, tenho a certeza de que eu e a Psicologia iríamos usufruir de uma relação bastante mais próxima. Eu sempre me interessei por assuntos relacionados com o comportamento humano e nesta área inclui-se a linguagem corporal. A comunicação oral muitas vezes engana-nos; mas a liguagem corporal, essa, raramente falha. As atitudes, comportamentos e tiques das pessoas dizem-nos muito acerca daquilo que sentem no momento. E muitas vezes podem dizer-nos que estão a concordar com o nosso ponto de vista, quando apresentam atitudes ou expressões que nos indicam o oposto. 

Em a Linguagem Corporal: Porque é que os homens coçam a orelha... e as mulheres mexem na aliança, de Allan e Barbara Pease, aprendi não só a interpretar aquilo que as pessoas realmente pensam, como também a tentar tirar partido da comunicação corporal em diversas situações. Este livro é bastante completo e apresenta-nos situações que podemos encarar na nossa rotina, e de que forma devemos agir para demonstrarmos segurança e confiança em nós próprios. Ademais, o livro explica-nos as diferentes reações que devemos (ou não) ter com pessoas de diferentes países, porque, por exemplo, um cumprimento pode variar de acordo com a cultura de cada um. 

Após a leitura deste livro sinto-me bem mais informada e rica em relação aos conhecimentos acerca da linguagem corporal. Sinto-me igualmente capaz de esconder nervosismo, transmitir confiança, e de interpretar certos sinais que as pessoas inconscientemente nos vão mostrando. Recomendo vivamente a quem, como eu, tenha curiosidade sobre estas temáticas. 

5 comentários:

  1. Eu se não estivesse em Enfermagem, teria ido para Psicologia :). Mas, no fundo, Psicologia está um bocado ligada ao meu curso, devido à relação próxima que temos que estabelecer com os doentes. Tive, inclusive, cadeiras de Psicologia no 1º e 2º ano, e aprendi muito sobre Linguagem Corporal. Diria até que foi das coisas mais úteis que já aprendi. Ajudou-me imenso, não só para estabelecer uma relação terapeutica com os meus doentes, como também a relacionar-me melhor com todas as pessoas à minha volta.
    A leitura desse livro deve ser uma mais valia, vou anotar :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Este livro parece-me muito interessante, vai já para a lista para a feira do livro :D

    ResponderEliminar
  3. Adoro temas deste género e fiquei mesmo curiosa com o livro :)

    ResponderEliminar
  4. Acho mesmo bonito e inspirador quando um livro causa este efeito sobre nós.
    Eu também teria uma relação mais próxima da psicologia, não fosse o meu gosto por ciências mais exactas. Além disso, Linguagem Corporal é O tema no qual estou sempre a fazer pesquisa, por isso, certamente, vou ler este livro, com memória na tua crítica super positiva! :)

    ResponderEliminar
  5. Preciso mesmo de ler esse livro! Eu própria cada vez vou ficando mais consciente dos tiques que tenho quando estou nervosa, se me conseguir ajudar em relação a isso ainda melhor! Obrigada pela recomendação :)

    ResponderEliminar