sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A Breve História de Quase Tudo

Já havia dito numa outra publicação que conheci A Breve História de Quase Tudo através desta review detalhada que a Inês fez no seu blogue. Desde o momento em que a li, soube que teria que comprar este livro por toda a curiosidade que tenho acerca destas temáticas: a criação do universo, o surgimento da vida, a exploração do nosso planeta e a nossa evolução enquanto espécie. E este livro explica-nos, de uma forma detalhada e simples, as principais teorias e descobertas nos campos da física, química, biologia e geologia. 

Apesar de o tema me despertar imensa curiosidade, demorei mais tempo do que aquilo que previa para o terminar de ler. Pensei que assim que pegasse nele o fosse devorar em dias, mas tal não aconteceu. A altura não foi, de todo, a mais propícia para isso, na medida em que estive atolada de artigos para ler e tinha um livro de base de dados a consumir-me o tempo de leitura quase todo, pelo que a leitura por lazer acabou por ficar de parte. Estive na maior parte dos meus dias com os olhos cansados, e sabia que se pegasse no A Breve História de Quase Tudo, não conseguiria interiorizar tudo aquilo que estaria a ler. E, para ser sincera, foi o melhor que fiz. 

Com uma leitura pausada, e sempre regressando para reler partes cujo o meu interesse era superior, tive tempo para absorver e assimilar toda a informação que me era transmitida página após página. A Breve História de Quase Tudo não é apenas um livro de lazer, para os tempos livres; é um livro que nos promete uma aprendizagem menos massuda sobre as diversas descobertas e cientistas do mundo em que vivemos. Gostei bastante de ter aprendido deste modo descontraído, conhecendo não só as maiores conquistas científicas, mas também os inúmeros falhanços necessários para que tal acontecesse. E foram muitas as vezes em que parei a leitura para procurar mais acerca do tema e teorias que me estavam a fascinar naquele momento. Quando um livro nos proporciona isso e despoleta ainda mais curiosidade, só pode ser bom. 

Eu não sou proveniente de ciências no Secundário, e a minha área de formação é Gestão. E como a Inês garantiu nessa mesma publicação, este livro também é adequado para quem não estudou a grande parte das teorias e temáticas que aborda. Porque as explica de uma forma muito sintetizada, sem grandes rodeios, e com uma linguagem muito acessível. Posso-vos garantir que foi um dos livros com que mais aprendi, e sinto-me bem mais culta após esta leitura. Mal posso esperar por voltar a lê-lo. 

Fotografia da minha autoria.

5 comentários:

  1. Já ouvi falar muito acerca desse livro, e estou curiosa para o ler :). Atrai-me sobretudo por permitir-nos adquirir mais conhecimentos de forma leve.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Estou muito curiosa para ler esse livro... e o título é super apelativo, o que é meio caminho andado para gostar do livro

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  3. nunca tinha ouvido falar mas parece interessante! mais um para a minha lista xD
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca li, mas tenho imensa curiosidade em comprá-lo porque acho que vou adorar!

    ResponderEliminar
  5. Fico sempre tão contente quando seguem as minhas sugestões e corroboram com as minhas reviews. Sinto que tornamos a partilha maior!! :D
    A Breve História de Quase Tudo é um dos livros da minha vida, certamente. Marcou-me muito. Que bom que te marcou a ti também :)

    ResponderEliminar