sábado, 4 de novembro de 2017

O LinkedIn

Arrisco dizer que toda a gente conhece o LinkedIn. Esta rede social tem sido bastante mencionada porque veio revolucionar o conceito de rede social. E porquê? Porque apresenta um propósito bastante diferente das restantes redes sociais que conhecemos. Aqui, o objetivo é criar um network com pessoas do mundo empresarial, que podem ser desde recrutadores a colegas de curso. Nesta rede social acompanhamos o desenvolvimento académico e profissional das pessoas que seguimos, e sabemos em primeira mão as novidades e propostas de emprego das empresas que queremos. Deste modo, é indicada para quem quer ter uma noção de como se encontram as ofertas de emprego de diferentes áreas, quer se encontrem à procura de emprego ou não, e saberem quem poderão ser os vossos eventuais recrutadores. Além disso, permite-vos tirar todas as questões e dúvidas que tenham acerca de determinadas vagas, através do uso do chat que a rede social possui. 

Mas então existem outros sítios onde posso procurar trabalho! Verdade. Podes procurar em centros de emprego, gabinetes de carreira, entre outros. Mas esta rede social é bastante útil porque te permite manter uma proximidade com as empresas que de outra forma seria impossível. E, além disso, funciona como um Currículo online onde partilhas todas as tuas conquistas, a tua formação e principais capacidades. Adicionalmente, permite ainda que partilhes no teu feed a tua opinião acerca de artigos, notíciais, entre outros. Podes ainda partilhar com a tua rede todos aqueles eventos que achas que te fizeram crescer como profissional, e explicar o porquê. E também é possível recomendarem pessoas com as quais trabalharam e são bons profissionais. Não é excelente? 

Devido a todas estas funcionalidades, eu tenho vindo a descobrir cada vez mais esta rede social e tenho passado bastante tempo a escolher criteriosamente as pessoas cujo percurso quero acompanhar. Trabalhei imenso para ter um perfil completo - embora ainda necessite de acrescentar algumas coisas - e isso tem-se notado com o impacto que tem tido. Não sou nenhuma expert do LinkedIn, nem tenho o melhor perfil do mundo ou o mais completo. Não partilho conteúdo todos os dias - aliás, é bastante raro fazê-lo -, mas vejo as ofertas que me agradam, e exponho as minhas dúvidas sempre que necessário. O objetivo é fazer com que o vosso perfil seja visto muitas vezes, e pelas pessoas certas. Quem sabe se não poderemos receber uma proposta de emprego? Em adição, eu tenho acompanhado pessoas bastante inspiradoras e isso é maravilhoso porque nos motiva a querer sempre mais e melhor. E só por isso vale a pena. 

Podem encontrar outras publicações sobre o Mundo do Trabalho aqui.

9 comentários:

  1. r: É um tema que gera polémica, inevitavelmente. No entanto, é uma medida onde os passageiros só serão pesados se quiserem. Ninguém será obrigado a fazê-lo e não creio que seja uma medida que passará a regra.

    ResponderEliminar
  2. Como ainda não estou na fase de encontrar emprego nunca usei o LinkeIn, mas parece ser uma ferramenta poderosa caso precise. (:

    ResponderEliminar
  3. Por acaso só conhecia de nome, parece ser uma rede social bastante interessante e importante para quem estiver à procura de emprego e reconhecimento :)

    ResponderEliminar
  4. Não serve para grande coisa para ser sincera. A maior parte do pessoal usa para saber o que os amigos da faculdade e antigos colegas estão agora a fazer, mais cusquice do que outra coisa. E depois há os recrutadores que tão sempre sempre a mandar msgs com ofertas de emprego que na verdade são uma aldrabisse :/

    Adorei o blog miúda, tou a seguir! Da um saltinho no meu e segue-me também ;)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu considero muito útil. Vou lá todos os dias e ando sempre de olho nas vagas de emprego. Além disso, consigo ter um acompanhamento das empresas que mais gosto que de outra forma não seria possível. Tudo depende do uso que lhe dás ;)

      Obrigada! E beijinhos :)

      Eliminar
  5. Já ouvi falar dessa rede social, mas não sabia muito sobre ela. Mas, realmente, deve ser uma ferramenta bastante útil :). Quando estiver mais perto de terminar o curso, talvez crie um perfil.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Conheço e tenho, mas sei de imensa gente que não faz ideia do que é! No mundo em vivemos acho que se deve apostar cada vez mais no digital, e uma rede social como esta é incrível!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  7. Agora até fiquei curiosa em ver o teu perfil no linkedin. Eu aderi a ele recentemente :)

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia mas vai dar-me imenso jeito!
    Beijinhos

    Joie d Vivre | Instagram

    ResponderEliminar