domingo, 17 de setembro de 2017

Sobre as rivalidades do futebol

Se há coisa que nunca hei-de compreender é a rivalidade que existe entre adeptos de clubes distintos. Acho normal haver determinadas piadas entre amigos ou colegas, ou discussões saudáveis em que se argumente vários pontos de vista e se exprima opiniões sem ofensas ou faltas de respeito. Agora quando agridem, atiram pedras, discutem de forma rude ou chamem nomes a torto e a direito em nome do futebol e do amor ao seu clube, eu não sou a favor. Nem nunca hei-de ser. Como adepta assumida do Sporting Clube de Braga, não consigo compreender o porquê de muita gente ter receio de ir ao estádio sempre que a equipa joga com determinados clubes (como o Vitória de Guimarães, rival assumido). Não consigo aceitar que se acabem relações por causa do futebol, ou que haja tanto ódio em relação a outros adeptos ou jogadores só por pertencerem a um outro clube. Nem nunca vou entender os juízos de valor que fazem de alguém pelo mesmo motivo. 

Eu posso não concordar com as opções de um clube, nem gostar dos dirigentes/jogadores/treinadores do mesmo ou das suas atitudes, e posso até discordar e ficar irritada com as decisões de um árbitro ou fiscais de linha, mas nada me dá o direito de insultar ou agredir quem quer que seja. E acho que em relação a este assunto, os portugueses, independentemente do clube, ainda têm muito que aprender. 


Sem comentários:

Enviar um comentário