segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Café Santiago (Porto)

Depois de ter provado as famosas francesinhas de Braga (podem ler tudo sobre a Taberna Belga aqui), fiquei com imensa vontade de experimentar as francesinhas na Invicta, a cidade desta iguaria. Desta forma, a escolha para o almoço de quarta-feira foi rápida: eu e a minha companhia estávamos em sintonia e procurámos rapidamente os melhores restaurantes do Porto para comer esta especialidade. E depois de consultarmos alguns sites com o ranking dos melhores restaurantes, a nossa escolha recaiu sobre o Café Santiago. 

Perto do Coliseu do Porto, o Café Santiago é, tal como o próprio nome indica, um café que serve refeições, com uma decoração bastante simples e tradicional, e um espaço adequado para os clientes (nem muito grande, nem muito pequeno). Como fomos cedo (por volta das 12h), conseguimos mesa com facilidade, mas quando saímos, já perto das 13h, havia fila de espera e o café estava completamente cheio.

A francesinha da casa foi o prato escolhido dentro de algumas opções, acompanhada com batatas-fritas. O veredicto final? Não fiquei fã. Esta foi considerada a melhor francesinha do Porto em 2015  e encontra-se nas 5 melhores francesinhas este ano, mas não me convenceu; mais pequena que a da Taberna Belga, o pão era mais duro e a mistura de sabores não me agradou. Na minha opinião, não tem uma boa relação de qualidade-preço. É ideal se pretenderem comer uma francesinha, mas não para provarem as melhores do Porto. O único ponto a favor era o molho. Esse sim, estava no ponto e delicioso, dos melhores que já provei. 

Saí do Porto naquele dia um bocado desiludida. No entanto, não perdi a esperança e tenciono experimentar outros restaurantes da Invicta para me deliciar com esta especialidade. 

Para vocês, qual a melhor francesinha que já comeram?  

4 comentários:

  1. Na verdade, não cheguei a provar as do Santiago pelo qie referes... quando lá cheguei estava uma fila gigante! Mas também nunca comi em Braga, portanto não posso dar opinião...
    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  2. nunca provei a francesinha nesse café mas posso dizer-te que de todas que já comi em vários sítios nenhuma consegue superar a da belga de Braga!

    ResponderEliminar
  3. É uma pena que tenhas saído de lá desiludida, mas de certeza que numa próxima oportunidade te surpreendes :)
    Nunca provei nenhuma das duas - nem em Braga nem no Porto -, mas a da Taberna Belga deixa-me a salivar, pelos relatos :p

    ResponderEliminar
  4. Já provei a francesinha daí e não achei nada demais. Sinceramente, acho que por vezes sabem bem melhor a que se come em casa, do que quando se vai a alguma dessas casas famosas e eu que o diga que tenho uma ao lado da minha faculdade.

    ResponderEliminar