quinta-feira, 31 de maio de 2018

Desafio 1+3: Uma peça de roupa

O primeiro tema deste desafio lançado pela Carolina aparenta ser muito simples: uma peça de roupa. No entanto, tive um bocado de dificuldade em saber como o abordar. Poderia escolher mil e uma peças para vos falar; umas que me marcaram e tiveram um grande impacto para mim, ou umas novas com as quais estou a criar um novo estilo mais profissional, entre outras. Mas, hoje de manhã, durante um sonho - sim, foi mesmo durante o sonho! - apercebi-me que só fazia sentido explorar este tema que vos vou introduzir que, por vezes, ainda me causa alguma confusão. E a peça de roupa que optei por vos falar é o vestido de noiva. 

À minha volta, neste momento, está muita gente a casar ou prestes a casar. Sejam as primas mais velhas, ou até mesmo colegas de escola ou faculdade. Deste modo, é inevitável que a temática "casamento" surja algumas vezes nas conversas com as mais variadas pessoas. E sempre que me questionam sobre os meus pormenores de sonho num casamento, a minha resposta é sempre a mesma: eu não pretendo casar. 

Não me interpretem mal: eu adoro casamentos, acho mesmo muito bonito a celebração do amor com as pessoas que mais amamos. Um dia inteiro dedicado a uma relação e a festejar junto daqueles que sempre estiveram presentes. Contudo, eu nunca tive intenções de casar, nem nunca sonhei em vestir-me de branco e caminhar para o amor da minha vida. Nunca. E esta minha opção de vida, chamemos-lhe assim, choca muita gente. Sempre que o digo - e faço sempre questão de frisar bem os argumentos e as minhas escolhas - bombardeiam-me com frases do género "Isso dizes tu agora, mas mais tarde vais querer casar também" ou "Como é que é possível não quereres algo tão lindo e especial?", ou ainda "Quando vires toda a gente a casar à tua volta vais querer também". A pior resposta que obtive foi "Isso é muito triste!". Não é triste, não é algo que tenha pensado só agora nem sei se algum dia irei mudar de opinião. Não digo que é completamente impossível isso acontecer; acho que todos já nos apercebemos a esta altura do campeonato que nem sempre concordamos com as decisões e opções do nosso eu há uns anos atrás. Mas, neste momento, não me imagino a casar. 

O vestido de noiva é algo que a maioria das mulheres sonha, é A peça de roupa da vida de muitas. Mas, a mim, não me diz rigorosamente nada. É algo que não tenciono ter no meu guarda-fatos. E tenho que ser honesta comigo mesma acerca deste assunto. 

6 comentários:

  1. Cada um é livre de escolher o que quer! As pessoas só tem de respeitar...

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso da tua abordagem ao tema, bendito sonho ;)
    Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e escolha, só não percebo porque é que as pessoas têm que condenar as decisões dos outros que não as afectam de qualquer forma... Só se for por quererem ter direito à refeição e festa à pala.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Achei muito interessante esta tua abordagem :). A maior parte das pessoas escolheu a peça de roupa que as define mais, mas tu escolheste aquela com que menos te identificas. Este desafio vai ser muito entusiasmante, porque nunca sabemos a forma como cada pessoa irá abordar cada tema.
    Não me choca nem acho triste que não te identifiques com os casamentos nem os vestidos de noiva, não somos todos iguais e, portanto, não somos todos obrigados a gostar do mesmo. São muito poucas as coisas universalmente amadas por toda a gente (nem o chocolate consegue tal posição, e fico mais chocada com uma pessoa que não gosta chocolate do que uma que não quer casar).
    Eu gostava de me casar, confesso. O meu casamento de sonho não é uma cerimónia enorme (que causa tanto stress no seu planeamento que uma pessoa quase perde a vontade de casar), algo simples, íntimo e, claro, com um lindo vestido de noiva. Aquilo que muitas pessoas não compreendem é como é que eu não quero ter filhos mas quero casar na mesma, como se fosse algo contraditório. Eu posso querer casar e não ter filhos, acho que um casal não tem que obrigatoriamente procriar.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Adorei o texto! Que excelente abordagem do primeiro tema deste projeto Daniela! Não é triste, nem sequer anormal não teres esse sonho. Não podemos ser todos iguais, nem devemos! A mente das pessoas ainda é muito pequenina para aceitar ações que fogem do padrão de normalidade da sociedade. Tenho esperança que as coisas mudem!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  5. Não somos todos iguais, logo temos todos sonhos e ideias diferentes. Custa ver que as pessoas ainda se chocam com isso.
    Eu gostava de casar, uma cerimónia pequenina, mas que se tornasse um dia muito especial. Mas percebo perfeitamente quem não o deseja, afinal um casamento não define nada, nenhum casal se ama menos ou é mais "triste" se não casarem.
    Gostei muito post, acho que este desafio vai surpreender muito :)

    ResponderEliminar
  6. Ótimo seu texto Daniela.
    E devemos ser mesmo livres e sinceras conosco mesmo.
    Tenho uma amiga que pensa como você e conversa sobre isso numa boa.
    Eu também já pensei em não me casar... mas... surgiu uma pessoa maravilhosa e, com ele, só penso em casar.
    Rs.

    Abraço

    ResponderEliminar