terça-feira, 7 de novembro de 2017

Economia: Tudo o que Precisa de Saber

Já alguma vez se depararam com uma notícia na televisão ou um artigo num jornal que abordava conceitos económicos com os quais não estavam familiarizados? Ou então ouviram uma conversa de café acerca do crescimento do PIB português ou do aumento da dívida pública sem compreenderem ao certo do que se tratava? Eu penso que a maioria das pessoas entende o conceito de taxa de juro ou de taxa de inflação, mas será que conhecem a relação que existe entre as mesmas? Sabem como calcular o PIB de um país? Que tipo de mercados existem? Como surgiu a moeda? Que implicações têm para a economia as políticas que os governos vão adotando? E qual é afinal a diferença entre ações e obrigações? Porque é que os preços não se mantêm constantes ao longo do tempo? E se há falta de dinheiro em alguns países da zona Euro, porque é que o Banco Central Europeu não emite mais moeda?

Foi para responder a estas questões - e a muitas outras - que Alfred Mill, economista, decidiu escrever o livro Economia: Tudo o que Precisa de Saber. Embora nem todos gostemos do mundo da economia, gestão ou finanças, a verdade é que necessitamos de conhecer muitos dos seus conceitos para acompanharmos a evolução do nosso país, compreendermos a realidade que nos rodeia e para que consigamos tomar decisões mais racionais acerca das nossas finanças pessoais. Porque é que ocorreu a última crise económica e financeira que afetou quase todo o mundo e nos fez entrar num período de recessão? E, afinal, o que significa recessão? 

Com uma linguagem bastante simples, para que toda a gente consiga acompanhar os conceitos que vai apresentando, este livro ensina-nos tudo aquilo que precisamos de saber sobre economia. Para mim, que aprendi todos eles durante a minha formação académica, foi muito bom relembrar alguns. O livro apresenta alguns exemplos - na sua maioria sobre os Estados Unidos da América -, o que nos ajuda a entender melhor aquilo que vai explicando. Eu demorei bastante tempo a ler este livro porque voltava muitas vezes atrás e relia algumas partes. Sou suspeita porque sou da área, mas achei o livro tão interessante que tenho imensa vontade de o reler. Se gostavam de aprender mais sobre esta área, este livro é, sem dúvida, um bom começo.

Fotografia da minha autoria.

6 comentários:

  1. r: É sempre bom saber que as pessoas gostam de ler as minhas aventuras :) Fico mesmo muito contente **

    ResponderEliminar
  2. Este livro suscita-me alguma curiosidade, confesso.

    ResponderEliminar
  3. Esse livro dava-me um jeitaço! Acontece-me frequentemente ouvir conversas sobre economia no café ou ver notícias dessas na televisão e não perceber nada.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Praí há um mês andei, fora de gozo, perto de meia hora com ele na mão, de um lado para o outro na Fnac, porém, acabei por não o trazer, por já ter em mãos e em conta alguns outros livros. De qualquer forma, sinto mesmo que é um livro que tenho de ler, para aumentar o meu conhecimento nesta área. É daqueles que faz mesmo mesmo mesmo parte da minha listinha Want to read.
    Depois de ler esta tua opinião, ainda fiquei com mais vontade......... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o livro fosse meu, emprestava-te com todo o gosto! Mas infelizmente não é :/ deixa a compra para uma altura em que não tenhas livros para comprar :)

      Eliminar
  5. Não sou fã de economia, mas sem dúvida que devia ser algo dado nas escolas, coisas básicas que são importantes e para perceber o mínimo que se passa no país a nível económico!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar